Relato de Flávia Narita
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(Profa. Meire e Profa. Shigueyo) |
Em recente visita ao Japão, tive a oportunidade de conhecer um trabalho da UAB/UFMT lá do “outro lado do mundo”. Agradeço à professora Wilsa pelo contato com a Universidade de Tokai, no Japão, à UFMT e à professora Shigueyo pela receptividade.
Como sabemos, existem diversos brasileiros no Japão. Consequentemente, várias escolas têm buscado atender às crianças brasileiras que vivem lá, adotando um ensino “brasileiro”. A UFMT oferece o curso de pedagogia a distância, pelo sistema UAB, visando atender aos professores que trabalham com essas crianças brasileiras no Japão.
Além dos conteúdos brasileiros, elaborados pelos professores da UFMT, os alunos têm oficina presencial de Japanologia, estudos culturais do Japão, que é organizado e elaborado pela equipe da prof. Shigueyo bimestralmente. Os encontros presenciais ocorrem por meio de videoconferências e, a cada semestre, uma equipe de professores da UFMT se desloca para os polos do Japão, fazendo seminários de 3 dias com os alunos.
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(Profª. Flávia Narita e profa. Shigueyo Mizoguchi) |
Foi bastante esclarecedora a explicação da professora Shigueyo com relação à preocupação de se criar uma nova identidade para essas crianças, que não são totalmente brasileiras e nem totalmente japonesas. Os professores, então, devem estar preparados para lidar com essa nova identidade em construção que, como ela explica, não deve ser “polarizada”, mas “globalizada”. A modalidade a distância e o papel da UFMT pelo sistema UAB certamente contribuirão para a educação dessas crianças por meio da formação de professores atuantes no Japão.
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