sexta-feira, 9 de julho de 2010

Encontro Presencial de Sociologia da Educação em Carinhanha-BA

No final de semana de 26 e 27 de Junho, aconteceu o Encontro Presencial da discplina Sociologia da Educação no polo de Carinhanha - BA. O tutor Henrique Neuto Tavares, gentilmente, nos enviou fotos além de um lindo e emocionante relato da viagem e vivência na cidade. Segue abaixo:


ENCONTRO PRESENCIAL – PÓLO DE CARINHANHA – BA
(26 e 27 de junho de 2010)

Tutor e alunos (Clique para ampliar)

 “Educar é fazer emergir vivências do processo de conhecimento e este processo acontece por meio de uma construção ativa da relação entre o sujeito e o mundo”. (Maturana & Varella).


Tutor e secretária de
educação de Carinhanha-BA

Inicio este relato por meio de questionamentos acerca da importância da interiorização da Universidade e o que, de benefícios, pode ser percebido a partir de um olhar superficial.
Para se entender este universo, convido a todos à conhecerem um pouco sobre Carinhanha e suas características.
 
Município brasileiro localizado no sudoeste do estado da Bahia, às margens do Rio São Francisco, Carinhanha faz divisa com Minas Gerais. Fundada em 1832, já foi palco de lutas sangrentas entre os índios Caiapós e os bandeirantes que, vencedores, fixaram base de suas conquistas. A cidade ainda guarda algumas poucas características do século XIX podendo ser percebida na arquitetura de algumas casas. Tem como população estimada, aproximadamente, 30 mil habitantes.

Sob o olhar deste tutor, os carinhanhenses são um misto entre os baianos e os mineiros, tanto na maneira de falar, quanto no modo de receber e tratar os visitantes. São extremamente receptivos, acolhedores e possuem uma alegria e um sorriso no rosto nato.

Desde o primeiro contato no hotel, com a Dona Dalinha, percebi como seria agradável a estada no município. O sorriso nos lábios, o sinal de boas-vindas se fizeram presente desde o início.

Festa Junina (Clique para ampliar)
Quer comer um bom peixe, uma boa galinha caipira, uma empadinha saborosa na praça? Vá a Carinhanha! Tudo feito com muito carinho e cuidado nos poucos locais que se tem para se alimentar, já que, apesar do potencial turístico, ainda há muito que se investir.

E as manifestações culturais? Podem ser vistas em diferentes formas. Destaco aqui a quadrilha da festa junina que é preparada ao longo do semestre que antecede a festa com muita dedicação e carinho. 

Em relação aos objetivos do encontro, posso dizer que o contato com @s alun@s foi algo meio mágico! A expectativa era tamanha que se poderia perceber um brilho no olhar e a alegria estampada nos lábios de muitos. Tendo oportunidade de entender um pouquinho sobre a realidade vivida pela maioria daquela população, pude constatar e dar valor ainda mais àquele encontro pelos relatos voluntários nas conversas informais e outras discutidas no encontro da disciplina Sociologia da Educação.

Muitos dos presentes, para poderem participar daquele momento, tiveram de acordar às 04 horas da manhã, viajar de moto (alguns em três pessoas no mesmo veículo), em busca dos saberes que obteriam a partir daquela vivência.

As condições financeiras de muitos não são as melhores. Dificuldades são muitas para adquirirem o material de estudo e acessar a plataforma regularmente por vários motivos: falta de equipamento, residência distante do pólo e a conexão à internet que, por vezes, falha.

A partir deste cenário, inquietudes se fizeram presente em busca de refletir acerca da importância do encontro presencial em um curso de graduação à distância de Pedagogia da UnB.

Assim, pude compreender o quão válido se fez aquele momento, não apenas para os alunos, mas, especialmente, ao tutor. Crescimento enquanto profissional, acadêmico e, principalmente, enquanto sujeito se fez presente. E não poderia deixar de mencionar o quão rico foi poder compartilhar este momento com outras três tutoras: Cília, Karine e Débora.

Para os alunos, o toque, a possibilidade de se ouvir a voz, o sorriso, de desmitificar a imagem que se esconde por meio da fotografia que consta no ambiente é como se a disciplina se iniciasse naquele momento. São situações que, apesar da qualidade do curso à distância e da busca pelo estabelecimento da afetividade, só ocorrem a partir da troca de olhares.

Alguns porquês passaram a ser respondidos ao tutor que vos fala. As dificuldades de se expressarem academicamente, de participarem de forma ativa e constante não se é permitido devido a realidade que se encontram.

O sentimento que ficou é o mais nobre e sincero. Os votos de que esses noss@s “menin@s” conquistem o tão sonhado curso superior, apesar de todos os contratempos, e que possam permanecer sempre sendo “bolas cheias” se fazem presente em mim.

Espero que a UAB/ UnB continuem investindo na consolidação de sonhos, oportunizando a melhoria da qualidade de vida de muitos e o crescimento do país.

Henrique Neuto Tavares

Agradecimentos a gestora do curso de Pedagogia, Clarisse Araújo, por ter nos encaminhado esta mensagem.

2 comentários:

  1. Henrique Neuto é uma das "figuras" acadêmicas das quais eu mais me orgulho em ter contato!!

    ResponderExcluir
  2. Henrique Neuto é a competência em pessoa. Me orgulho em tê-lo como amigo!

    ResponderExcluir